Uncategorized, Vida em Toronto

Não aguentei e mudei de curso

Como vocês já devem saber, eu sou de humanas e vim pra cá estudar TI, mais precisamente o curso de Computer System Technician, de 2 anos. Eu vim super focada, queria realmente mudar de área, mesmo sabendo que seria bem difícil pra essa cabecinha. Eu analisei com calma todas as opções de cursos de TI de 4 colleges e no fim optei por esse, porque parecia o mais interessante. Ele é um curso mais abrangente, então se eu não gostasse de uma área específica eu focava em outra. Como é um campo totalmente novo pra mim, vai que eu escolho um curso focado em uma área “x” e detesto, né? Eu queria realmente ter uma visão mais geral da coisa.

Na primeira sexta-feira de aula, às 8h da manhã eu me deparei com uma aula de laboratório de Introduction to Network – CCNA 1 (se você não é de TI, como eu, é basicamente rede de computadores) e começou uma fase difícil. rs Era a pior matéria até então. Eu sempre saía de lá com a sensação que eu tinha entrado no meio da aula, sabe? Tinha perdido alguma coisa e não sabia o que. Primeiro porque a aula de laboratório era antes da aula teórica, ou seja, eu primeiro fazia (sem saber) e depois tentava entender o que eu fiz. Segundo porque o plano de aula não ajudava, a didática dos professores também não e aí tudo deu errado pra essa disciplina aí. O curso é basicamente o curso dado pela Cisco, nós usamos o material deles inclusive. Segundo Vinícius, meu marido que é de TI, essa disciplina da maneira que foi dada pedia um certo background no assunto, que com certeza eu não tinha.

Foi essa mocinha aí – CCNA1 – que me fez mudar de curso. Eu fui analisar de novo a grade do meu curso e eu teria essa disciplina todos os semestres, indo até CCNA4 e saindo de lá inclusive com esse certificado, que é dado pela própria Cisco. O curso apesar de abrangente, era mais voltado pra redes e eu COM CERTEZA, não vou trabalhar com isso nunca na vida. Motivo muito simples: eu não sei fazer. Eu passei nessa matéria, muito melhor do que eu esperava inclusive, mas sinceramente, eu só aprendi as coisas que eu precisava pra prova. Assuntos pontuais, mas que eu não consigo de jeito nenhum formar um todo, sabe? Fora que é chato demais da conta! (pra mim, é claro) Quem trabalha com isso tem que ganhar muito dinheiro, porque olha é bem complexo. Se você é essa pessoa, meus parabéns de verdade.

Na metade pro final do semestre eu estava completamente desesperada por conta disso e um amigo de classe disse que ia mudar de curso por causa de CCNA1. Pensei: “verdade né, pra que vou ficar 2 anos me matando pra passar (sem entender) e investindo tanto dinheiro se eu não quero fazer isso da vida?”

Fui eu de novo olhar os cursos de TI da George Brown pra ver se eu me encaixava em algum outro. Apesar desse trauma, eu não queria sair de TI e nem da escola. Achei o curso de Computer Programmer Analyst. Cuspi pra cima e caiu bem no meio da testa, já que antes de vir eu achava a maior insanidade do mundo ficar escrevendo linha de código o dia todo, nunca ia fazer isso na vida. Foi a parte do curso que eu mais gostei! Por que não mudar pra um curso voltado pra programação, já que eu gostei? Porque esse curso é de 3 anos e teríamos que investir mais dinheiro e tempo estudando.

Mas pensando bem, se já investimos tudo isso e o curso de 2 anos seria bem “menos útil” pra minha nova carreira, concordamos que valia mais a pena investir mais um pouco e ter certeza de retorno (e paz pra minha vida). Digo menos útil, porque eu realmente não tenho condições técnicas e nem vontade de trabalhar com redes. Inclusive, meu objetivo é trabalhar com User Experience, que pra mim é a parte mais “humanas” de TI, e pra isso a parte de programação ajudaria muito.

Aí depois de pensar bastante, pedi pra mudar mesmo. Aliás, eu e mais vários colegas de classe que fugiram de CCNA. Fiquei até em lista de espera devido à procura. Como o primeiro semestre era igual para os dois cursos, não tive nenhum prejuízo e na volta das férias já estou no curso novo.

Conclusão, eu não desisti de TI, mas não aguentei Network! Meu novo curso é Computer Programmer Analyst e agora tenho mais 2 anos e meio pela frente.


Facebook: Letícia Xis Blog
Instagram: @leticiaxis

5 comentários em “Não aguentei e mudei de curso”

  1. Estou gostando muito do blog! Parabéns! Também estou pretendendo me mudar pra Toronto e fazer um College em TI justamente pra mudar de área. Continue contando da experiência de vcs que a cada post fico mais motivado! Obrigado!

    Curtir

  2. Hahahahaa que dahora Le!!
    Ateh eu q sou de TI achava chato essa materia da cisco… tbm comecei a cursar redes e mudei pra analise de sistemas, acho q vc fez uma boa troca!! Rs
    Booaa sorte pra vcs ai!!

    Curtir

Deixe um comentário