Por que escolhemos o Canadá?

A frase que eu mais ouvi o ano passado inteiro foi “vocês são loucos”. Quase todo mundo que nos ouvia dizer que estávamos indo morar no Canadá, soltava essa frase. Junto sempre vinha algum comentário sobre neve/inverno/frio, principalmente de quem me conhece um pouquinho e sabe que eu AMO o verão. Só pra adiantar, o clima com certeza não foi o motivo de termos escolhido morar aqui.

Há 3 anos atrás, quando começamos a pensar em morar fora nós tínhamos só um pré-requisito: países de língua inglesa. Nós só falávamos inglês e aprender outro idioma pra mudar de país, provavelmente, atrasaria mais nossos planos. Partindo daí, pesquisamos todas as opções que nos interessava, sozinhos e com agências de intercâmbio. Como o plano era realmente ter a possibilidade de imigrar, não só fazer um curso e voltar pro Brasil, complicava um pouquinho mais.

Primeiro eu vou apresentar pra vocês a lista dos “nãos” e os seus “porquês”:
(Eu vou falar tudo no passado, porque pesquisamos isso tudo há 3 anos e eu não sei se continua a mesma coisa.)

EUA
Primeiro na lista do Vinícius, porque ele conhece e ama.
A principal dificuldade era, e ainda é, o visto. Estudar e trabalhar não é possível, porque o visto não permite. De jeito nenhum a gente queria ficar ilegal e conseguir imigrar legalmente é quase impossível, se você não é um milionário.

Irlanda
Minha primeira opção, porque eu amo a Europa e apesar de não conhecer a Irlanda, eu queria estar por lá.
Como nenhum dos dois tem cidadania europeia, imigrar também era mais complicado. Lá, pelo menos, existia a possibilidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas teríamos que ficar renovando o visto sempre com algum curso, e ainda tinha a questão do clima que não nos agrada (chuva o ano inteiro).

Inglaterra
Mesmo clima Irlandês, não dava pra trabalhar e estudar, e muito mais caro.

Austrália
Minha primeira dificuldade com a Austrália era a distância, se acontecesse alguma coisa no Brasil eu demoraria 2 dias pra chegar. Fora o preço das passagens, que ia dificultar minhas visitas à terrinha e afastar possíveis visitantes. Além disso, é quase impossível levar cachorro e eu não vou pra canto nenhum sem o João, então fim de papo. Tirando isso, eu acho que eu ia amar o clima e a vida praiana.

Nova Zelândia
Vide Austrália e ainda é mais caro.

Malta
É uma pequena ilha no Mar Mediterrâneo, perto da Itália, mas não é território italiano e sim, se fala inglês. Resumindo, é uma ilha que vive de turismo e só “funciona” durante o verão, no inverno os empregos diminuem drasticamente. Ou seja, ótimo plano pra cursos rápidos, mas não pra imigrar.

Ditos os “nãos”, vamos aos “porquês” do escolhido:

Canadá

  • É um país muito receptivo a imigrantes, que mantém cerca de 70 programas de imigração. (Não é fácil imigrar, mas é possível)
  • Sempre no topo da lista dos países com melhor qualidade de vida.
  • Índices de criminalidade baixíssimos.
  • Relativamente perto do Brasil.
  • Economia estável.
  • Fazendo um college de 2 anos é possível trabalhar part-time durante o college e o cônjuge tem permissão de trabalho full-time. Terminando o curso podemos pedir um visto só de trabalho para os dois por mais até 3 anos. Fazendo as contas, ficamos com 5 anos de visto e uma nova profissão pra mim, por mais ou menos o mesmo preço dos 2 estudarem inglês na Austrália. Além disso, nesse meio tempo já é possível aplicarmos para algum programa de imigração.

Depois de escolhido o país, era hora de escolher a cidade:

Toronto

  • É uma das cidades mais quentes do Canadá e apesar do inverno rigoroso, o verão chega a bater 40C. Ainda na questão climática, são menos dias de chuva, o que foi decisivo na comparação com Vancouver, nossa segunda opção. Por lá as temperaturas são mais amenas tanto no inverno quanto no verão, mas chega a chover mais 200 dias no ano. Eu prefiro frio do que chuva!
  • O mercado de trabalho para a TI é maior, então teríamos mais oportunidades.
  • Vôo direto para São Paulo diariamente.
  • Maior cidade do Canadá. Para o Vinicius seria um choque muito grande ir para uma cidade pequena.

E foi isso! Foi uma decisão difícil e demorada, já que de cada país nós pesquisamos todas as possibilidades, mas foi a melhor opção pra nós. Eu já amo esse lugar e me sinto em casa aqui.

Se você pretende vir pra cá e está em fase de pesquisa, a melhor fonte, sem dúvida é o site oficial do governo Canadense: http://www.cic.gc.ca/english/

=)


Facebook: Letícia Xis Blog
Instagram: @leticiaxis

2 thoughts on “Por que escolhemos o Canadá?

Leave a Reply

